domingo, 6 de outubro de 2013

Sequência Didática "Nomes Próprios"

Sequência de Aprendizagem

Nomes próprios

Faixa etária
5 , 6 , 7   anos

Conteúdo
Linguagem oral, leitura e escrita

Introdução
Por que trabalhar com os nomes próprios? As crianças que estão se alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir de um trabalho intencional com os nomes próprios da classe.

Objetivos
Estas atividades permitem às crianças as seguintes aprendizagens:
- Diferenciar letras e desenhos;
- Diferenciar letras e números;
- Diferenciar letras, umas das outras;
- A quantidade de letras usadas para escrever cada nome;
- Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc;
- Orientação da escrita: da esquerda para a direita;
- Que se escreve para resolver alguns problemas práticos;
- O nome das letras;
- Um amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala);
- Habilidades grafo - motoras;
- Uma fonte de consulta para escrever outras palavras.


O nome próprio tem uma característica: é fixo, sempre igual. Uma vez aprendido, mesmo a criança com hipóteses não alfabéticas sobre a escrita não escreve seu próprio nome segundo suas suposições, mas, sim, respeitando as restrições do modelo apresentado. As atividades com os nomes próprios devem ser seqüenciadas para que possibilitem as aprendizagens mencionadas acima. Uma proposta significativa de alfabetização, aquela que visa formar leitores e escritores, e não mero decifrador do sistema.

É preciso considerar:
· Os conhecimentos prévios das crianças.
· O grau de habilidade no uso do sistema alfabético.
· As características concretas do grupo.
· As diferenças individuais.

Conteúdos
Leitura e escrita de nomes próprios

Tempo estimado
Um mês

Materiais necessários
- Folhas de papel sul fite com os nomes das crianças da classe impressos
- Etiquetas de cartolina de 10 cm x 6cm (para os crachás)
- Folhas de papel craft, cartolina ou sulfite A3

Organização da sala

Cada tipo de atividade exige uma determinada organização:

- Atividades de identificação das situações de uso dos nomes: trabalho com a sala toda.
- Identificação do próprio nome: individual.
- Identificação de outros nomes: sala toda ou pequenos grupos.

Desenvolvimento das atividades
1. Selecione situações em que se faz necessário escrever e ler nomes. Alguns exemplos: Escrever o nome de colegas para identificar papéis, cadernos, desenhos (pedir que as crianças distribuam tentando ler os nomes). Lista de chamada da classe. Ler cartões com nomes para saber em que lugar cada um deve sentar; para saber, quem são os ajudantes do dia, etc.

2. Peça a leitura e interpretação de nomes escritos.

3. Prepare oralmente a escrita: discuta com as crianças, se necessário, qual o nome a ser escrito dependendo da situação. Se for para identificar material da criança, use etiquetas; para lista de chamada use papel sulfite ou papel craft.

4. Seja bem claro nas recomendações: explicite o que deverá ser escrito, onde fazê-lo e como, que tipo de letra usar, etc

5. Peça a escrita dos nomes: com e sem modelo.


Objetivos
Ao final das atividades, a criança deve:
- Reconhecer as situações onde faz sentido utilizar nomes próprios: para etiquetar materiais, identificar pertences, registrar a presença em sala de aula (chamada), organizar listas de trabalho e brincadeiras, etc.
- Identificar a escrita do próprio nome.
- Escrever com e sem modelo o próprio nome.
- Ampliar o repertório de conhecimento de letras.
- Interpretar as escritas dos nomes dos colegas da turma.
- Utilizar o conhecimento sobre o próprio nome e o alheio para resolver outros problemas de escrita, tais como: quantas letras usar, quais letras, ordem da letras etc e interpretação de escritas.

Identificação de situações onde se faz necessário escreverem e ler nomes. Aproveite todas as situações para problematizar a necessidade de escrever nomes.

Situação 1- Recolhendo material. Questione as crianças como se pode fazer para que se saiba a quem pertence cada material. Ouça as sugestões. Distribua etiquetas para as crianças e peça que cada uma escreva seu nome na sua presença. Chame atenção para as letras usadas, a direção da escrita, a quantidade de letras, etc.

Situação 2 - Construindo um crachá. Questione as crianças como os professores podem fazer para saber o nome de todas nos primeiros dias de atividade. Ajude-as a concluir sobre a função do uso de crachás. Distribua cartões com a escrita do nome de cada uma que deverá ser copiado nos crachás. Priorize neste momento a escrita com a letra de imprensa maiúscula (mais fácil de reprodução pela criança). Solicite o uso do crachá diariamente.

Situação 3 - Fazendo a chamada Lance para a classe o problema: como podemos fazer para não esquecer quem falta na aula?

Observações: todas essas situações e outras têm como objetivo que as crianças recorram à escrita dos nomes como solução para problemas práticos do cotidiano.

Identificação do próprio nome

Dê para cada criança um cartão com o nome dela.
- Apresente uma lista com todos os nomes da classe. Escreva todos os nomes com letra de imprensa maiúscula. Nesse tipo de escrita, é mais fácil para a criança identificar os limites da letra, o que também deixa a grafia menos complicada.
- Peça que localizem na lista da sala o próprio nome. O cartaz com essa lista pode ser grande e ser fixado em local visível.
- Peça para cada um montar o próprio nome, usando letras móveis (que podem ser adquiridas ou confeccionadas).
- Inicialmente realize esta atividade a partir de um modelo (crachá com o nome) e depois sem modelo, usando o modelo para conferir a escrita produzida. Identificação de outros nomes da classe

Apresente uma lista com os nomes das crianças da classe.

Cada criança poderá receber uma lista impressa ou colocar na classe uma lista grande confeccionada em papel craft. Você poderá, também, usar as duas listas: as individuais e a coletiva.

Atividade 1- Ditado
Dite um nome da lista. Cada criança deverá encontrá-lo na lista que tem em mãos e circulá-lo. Em seguida, peça a uma criança que escreva aquele nome na lousa. Peça a elas que confiram se circularam o nome certo. Para que essa atividade seja possível a todas é importante fornecer algumas ajudas. Diga a letra inicial e final, por exemplo.

Atividade 2 - Fazendo a chamada
Entregue a lista de chamada das crianças da sala. Peça que as crianças digam os nomes das crianças ausentes e que circulem esses nomes. Siga as mesmas orientações da atividade 1, no tocante às ajudas necessárias para a realização da tarefa.

Atividade 3 - Separando nomes de meninas e meninos
Apresente a lista da chamada da classe. Peça para as crianças separarem em duas colunas: nomes das meninas e nomes dos meninos.

Observação: em todas estas atividades é importante chamar a atenção para a ordem alfabética utilizada nas listas. Este conhecimento: nomeação das letras do alfabeto é importante para ajudar a criança a buscar a letra que necessita para escrever. Em geral as crianças chegam à escola sabendo "dizer" o alfabeto, ainda que não associando o nome da letra aos seus traçados. Aproveite esse conhecimento para que possam fazer a relação entre o nome da letra e o respectivo traçado.

Avaliação
É importante observar e registrar os avanços das crianças na aquisição do próprio nome e no reconhecimento dos outros nomes. Tratando-se de uma informação social - a escrita dos nomes -, é preciso observar se as crianças fazem uso dessa informação para escrever outras palavras. A escrita dos nomes é uma informação social, porque é uma aprendizagem não escolar. Dependendo da classe social de origem da criança, ele já entra na escola com este conhecimento: como se escreve o próprio nome e quais as situações sociais em que se usa a escrita do nome. Para crianças que não tiveram acesso a essa informação a escola deve cumprir esse papel.

Sugerimos uma planilha de observação de nove colunas, contendo os seguintes campos:

1. Nome da criança
2. Escreve sem modelo?
3. Usa grafias convencionais?
4. Utiliza a ordem das letras?
5. Conhece os nomes das letras?
6. Reconhece outros nomes da classe?
7. Escreve outros nomes sem modelo?
8. Utiliza as letras convencionais na escrita dos nomes?
9. Utiliza o conhecimento sobre os nomes para escrever outras palavras?

Observação: A partir do registro na planilha acima é possível ter uma visão das necessidades de investimento com cada criança e também das necessidades coletivas de trabalho com a classe.

A DAMA DA TELEVISÃO E DA EDUCAÇÃO

DORAS E CARMOSINAS

  
Fernanda Montenegro

Há momentos em que os anos vividos nos obrigam olhar em volta e fazer uma revisão das nossas perdas e dos nossos danos. Se hoje estou sendo agraciada com a mais alta condecoração de nosso país, é porque sou resultado de muitas influências e convivências. Centenas de companheiros e personagens me formaram, me educaram e estão comigo sempre. Não me refiro só a minha família de sangue, mas principalmente à minha família de opção...
Mas existe o antes. A infância. E – porque não? O período da minha educação primária. Acho que é aí que tudo começa. Ao trabalhar o mundo da professora Dora de Central do Brasil, lá na infância é que fui buscar, na minha memória, as primeiras professoras que me alfabetizaram. Credenciadas, respeitadas, prestigiadas professoras primárias da minha infância. Professoras de escolas públicas que eu freqüentei, no subúrbio do Rio.
Eu me lembro especialmente com muito carinho de dona Carmosina Campos de Menezes, que me alfabetizou. E mais do que isso, que me ensinou a ler, o que é um degrau acima da alfabetização. Naquele tempo, as professoras ainda se chamavam Carmosinas, Afonsinas, Ondinas. Busquei na memória a figura de Dona Carmosina para me aproximar da professora Dora (para mim, personagem não é ficção). E vi como seria trágico se a minha tão prestigiada e amada Dona Carmosina viesse a se transformar, por carências existenciais e sociais, numa endurecida e miserável Dora. Foi essa visão de tantas perdas que me deu o emocional da cena final do filme quando Dora escreve “tenho saudade de tudo”.
Saudade é uma palavra forte e uma forma profunda de chamamento, de invocação. Entre Carmosina e Dora lá se vão sessenta anos. Penso que minha vocação de atriz foi sensibilizada a partir das leituras em voz alta, leituras muito exigidas, cuidadas, orgânicas, que nós alunos fazíamos usando os livros de português do antigo curso primário. As primeiras coisas que decorei na vida foram dois poemas que Dora Carmosina mandou (é essa a palavra, mandou) que decorássemos nas férias de dezembro: “Meus oito anos” de Casimiro de Abreu e “Canção do exílio” de Gonçalves Dias. Na volta das férias naquele ano de 1937, eu, mesmo tímida, envergonhada e encantada declamei: “Oh! Que saudades eu tenho da aurora da minha vida, da minha infância querida que os anos não trazem mais. Que amor, que sonhos, que flores, naquelas tardes fagueiras, à sombra das bananeiras, debaixo dos laranjais”. Essas bananeiras e esses laranjais não eram licença poética. Os subúrbios de nossas cidades ainda não tinham sofrido essa degradação ambiental que infelizmente se fez presente com o passar dos anos. Vi muitos Brasis entre esses meus oito anos, os oitos anos do poeta e essas duas mulheres: Carmosina e Dora. Vejo essa passagem de tempo, claro, com alegrias e ganhos, mas também com muitas perdas e dor. Sou atriz e confesso a minha deformação profissional: esse sentimento de perdas, essa nostalgia me ajudaram a resgatar o emocional dessa desprotegida e amarga Dora ao intuir que dentro dessas Doras desiludidas existe sempre uma Carmosina à espera de um ombro e de um socorro.
Senhor Presidente, nesta nossa confraternização de artistas e autoridades como não lembrar o milagre que a educação e a cultura produzem em todo ser humano. É este, me parece, o espírito que nos une aqui, neste espaço, e por estarmos diante da mais alta autoridade de nosso país, que é Vossa Excelência, a herança cultural da reivindicação artística e social se apresenta...Mas, Vossa Excelência é um democrata e um professor, por isso peço a Vossa Excelência me dar o direito de não resistir, mesmo porque acredito que estamos numa concordância de vontades. Senhor presidente, precisamos urgentemente de muitas, muitas Carmosinas e, se possível nenhuma Dora. Vossa Excelência tem poder para transformar as Doras em Carmosinas. O país lhe deu esse poder. Eu tenho um sonho que certamente é também um sonho de Vossa Excelência e de muitos, muitos brasileiros. Eu tenho um sonho (parodiando o notável reverendo americano) que um dia, realmente, todas as desesperadas Doras serão resgatadas desses ônibus perdidos que atravessam esse nosso sertão de miséria e que a elas será dado nem que seja uma parcela daquele reconhecimento e respeito social das professoras Carmosinas da minha infância. Doras com visão de futuro, com auto-estima, economicamente ajustadas. Professoras Doras inventivas, confiantes, no seu magistério para que possam ser amadas como seres humanos e (por que não?) como personagens também. Muito amadas e lembradas por todos os Vinícius e todos os Josués de nosso país. Mesmo assim prefiro as Carmosinas... Que Dora compreenda e me perdoe. Vale a troca. Para o fortalecimento da nossa educação, da nossa cultura, vale a pena, senhor presidente, se a nossa alma, isto é, se a realização do sonho de todos nós, se essa realização não for pequena. Faço de Dora e Carmosina minhas companheiras neste meu agradecimento. Ignorá-las seria desprezar a minha e a realidade da minha, não digo velhice, mas da minha madureza.

1. Esse texto foi lido por Fernanda Montenegro quando recebeu do então Presidente Fernando Henrique merecida homenagem pela premiação do filme dirigido por Walter Salles, Central do Brasil, onde ela vive a personagem principal, uma professora que vive de escrever cartas para analfabetos na estação Central do Brasil no Rio de Janeiro.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Simulado 5 º Ano Matemática

 Infelizmente as imagens não estão aparecendo me peçam por email que eu mando os arquivos evercoord@hotmail.com
Abraços
Éverson

NOME ____________________________________Nº_____SÉRIE______

AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA

1-Resolvendo a operação 5.729 + 376 obtemos como resultado:
A) 5.109.              B) 5.111.                    C) 6.105.            D) 6.111.

2-O dado pode ser representado pela figura:

3-A professora  Suzi fez uma pesquisa com seus alunos sobre o esporte favorito. Cada aluno poderia escolher um único esporte. Os resultados desta pesquisa estão no gráfico a seguir.



O esporte que tem a maior preferência dos alunos da classe de Suzi é
A) futebol     B) voleibol     C) basquetebol     D) handebol













4-As sacolas a seguir estão numeradas de acordo com a quantidade de chaveiros que contém.

Assinale a alternativa que mostra a letra da sacola onde estão mais de mil chaveiros.
A) M.          B) N.           C) P.            D) Q.


5- Observe a localização do ponto P na reta numérica e responda:O ponto P representa o número natural

A) 2.          B) 3.           C) 4.            D) 5.


6- Mamãe só tem moedas em sua carteira como a representada abaixo.


Usando somente moedas como esta, para comprar um pacote de macarrão de R$ 3,00 mamãe precisa ter
A) 3 moedas. B) 6 moedas.   C) 9 moedas.  D) 12 moedas.


7- Bete precisa pesar seu cachorrinho, mas ele não para quieto na balança.        Então Bete subiu na balança com ele. Observe quanto a balança marcou.
Como Bete pesa 29 kg então seu cachorrinho pesa
A) 61 kg.     B) 51 kg.     C) 5 kg.    D) 3 kg.








8- Observe a seqüência: 57 66 75 84 102 111
   O número que deve ser colocado na casa vazia desta seqüência é
A) 85.     B) 90.     C) 93.     D) 101.

9-Observe o parque de diversões representado abaixo e assinale a alternativa que mostra a localização do carrossel.
A) N3.     B) P3.     C) N2.     D) P2.

10- Os alunos da 4ª série fizeram uma pesquisa sobre o ritmo de música que mais gostam. Cada um poderia escolher um único tipo de música. Para representar os resultados da pesquisa utilizaram o gráfico a seguir:
A quantidade de votos para a música clássica foi
A) 10.     B) 7.     C) 5.     D) 4.

11- Observe a reta numérica:  A letra P representa o número
.
A) 4.     B) 5.     C) 6.     D) 7
12- Assinale a alternativa que mostra o número do quadrilátero que tem seus quatro ângulos retos

            I                           II                 III                      V

A) I.     B) II.     C) III.     D) IV.

13- Rodrigo deu 5 figurinhas a Bruno e ainda ficou com 24 figurinhas.                Inicialmente, a quantidade de  figurinhas de Rodrigo era

A) 5.     B) 19.     C) 24.      D) 29.





14- A professora de Cris registrou na tabela abaixo, o tempo para completar uma corrida de suas alunas:

          Nome        Tempo (s)
Ana              70
Clara            90
  Cris              120
Bia                150

Observando a tabela, pode-se dizer que Cris percorreu o percurso em:
A) 70 s.     B) 90 s.     C) 120 s.     D) 150 s.

15- Observe a reta numérica:
A letra Q representa o número:
A) 1,6.     B) 1,4.     C) 0,6.     D) 0,4.

16-Em uma quarta série há algumas meninas e 21 meninos. No total são 45 alunos. A quantidade de meninas nessa classe é;
A) 21.     B) 24.     C) 65.     D) 45.

17- Na construção de telhados verificamos que há necessidade de se utilizar na sua estrutura um objeto de uma forma geométrica em especial que tem uma característica importante: a rigidez.
Observe a representação da estrutura de um telhado:




O objeto tem a forma de um:
A) Triângulo.     B) Quadrado.     C) Retângulo.     D) Círculo.



18- A casca de sorvete tem a forma de um:

A) Cubo.     B) Cilindro.     C) Cone.     D) Prisma.








19- Ivone precisa programar o relógio para tocar o alarme às 6 horas e 10 minutos. Observe as figuras que mostram relógios em diferentes horários
        Fig.1                 Fig. 2                      Fig. 3               Fig. 4
Assinale a alternativa que mostra o número da figura do relógio indicando esse horário.
A) 1.     B) 2.     C) 3.     D) 4.

20-João foi se pesar e, ao subir na balança percebeu que a mancha no visor não o deixava ver a unidade de medida:
Sabendo que João tem 10 anos então a balança deve estar indicando 35
A) quilômetros.     B) quilogramas.     C) centímetros.     D) segundos.









21-Mariana tinha algumas canetas e ganhou 4 de sua mãe, ficando com 17 canetas. A quantidade de canetas que Mariana tinha antes de ganhar as de sua mãe é

A) 13.     B) 10.     C) 7.      D) 4.





22- Observe a figura:

Caio quer dividir uma garrafa de 2 litros de refrigerante com seus amigos.
Sabendo que um copo contém 200 ml de refrigerante, Caio conseguirá encher
A) 1 copo.     B) 10 copos.      C) 20 copos.      D) 30 copos.

23-Em rodovias é comum encontrarmos placas contendo informações sobre a distância que determinada cidade está daquele local. A placa representada abaixo está quebrada impedindo a leitura da unidade de medida:
A escrita completa da placa deve ser
A) 15 km.     B) 15 g.     C) 15 m3.     D) 15 s.

24- Meia hora equivale a
A) 15 minutos, pois uma hora equivale 60 minutos.
B) 30 minutos, pois uma hora equivale 60 minutos.
C) 60 minutos, pois uma hora equivale a 60 minutos.
D) 120 minutos, pois uma hora equivale a 60 minutos.

25-Carla comprou uma boneca de R$ 78,90 e pagou com uma nota de R$ 100,00. Ela recebeu de troco:
A) R$ 21,10.      B) R$ 32,10.      C) R$ 41,90.      D) R$ 42,90.




26-Observe as alturas de Carlos e Edu:


A diferença entre as alturas dos dois meninos é
A) 0,35m.     B) 0,25m.      C) 2,95m.      D) 2,90m.

27-Na sala de cinema há 10 fileiras com 9 cadeiras. O total de cadeiras da sala
A) 100.     B) 90.     C) 19.     D) 10.

28- Observe a reta numérica.
    O número indicado pela seta na reta numérica é:
A) 2,9.     B) 2,8.     C) 2,7.       D) 2,6.

29- Subtraindo 429 de 2.362, obtemos:
A) 1.241.      B) 1.933.     C) 2.147.     D) 2.943.

30- Dividindo 369 por 3 obtemos:
A) 321.     B) 231.     C) 213.     D) 123.

31- Há três meses, Lucia pesava 31,3 kg. Hoje ela pesa 29,7 kg.
Pode-se afirmar que Lucia emagreceu
A) 1,8 kg.     B) 1,7 kg.      C) 1,6 kg.      D) 1,5 kg.

32- Em uma biblioteca foram colocadas 8 fileiras de estantes com 3 estantes em cada uma. A quantidade de estantes na biblioteca é
A) 12.     B) 13.     C) 24.      D) 25.



33-Observe o esquema de uma mesa arrumada para o jantar:
Quem estiver de frente para esta mesa pode observar que os garfos estão localizados
A) a direita do prato.                                 B) a esquerda do prato. 
C) acima do prato.                                    D) abaixo do prato.

34-Rafael dividiu uma torta em oito pedaços iguais e comeu dois.
Qual a fração que representa o pedaço que Rafael comeu?
A) 8/2              B) 8/6          C)6/8    D)2/8.






35 - Ana inventou um jogo utilizando uma seqüência numérica:
Obedecendo esta seqüência, o número que deve ser colocado na casa vazia é

A) 28.      B) 29.      C) 30.      D) 31.









36- A professora precisou colocar cadeiras na biblioteca para fazer uma reunião com os pais. Pediu para que os alunos a ajudassem a organizar 8 fileiras com 6 cadeiras. A quantidade de cadeiras utilizadas para arrumar a biblioteca foi
A) 50.     B) 48.      C) 14.     D) 8.

37- A unidade usada para medir a largura de uma caixa de sapatos é
A) quilômetro.                         B) metro.
C) centímetro.                         D) grama.                            

38-Observe o cofrinho de Mateus:
Nele cabem cinqüenta moedas de R$ 0,25. Assinale a alternativa que mostra a quantia que Mateus consegue guardar se utilizar somente moedas de R$ 0,25.

A) R$ 25,00.       B) R$ 12,50.       C) R$ 10,00.        D) R$ 2,50

39- O algarismo que está na ordem da dezena no número 2.579 é o
A) 2.      B) 5.       C) 7.       D) 9.

40- Um carro percorre 192 quilômetros em 3 horas. Em uma hora o carro percorre, em quilômetros:
A) 189.      B) 100.       C) 64.        D) 32.

41- Na escola aprendi que um índice representado em porcentagem pode ser escrito como fração e decimal. Li no jornal que 50% dos brasileiros não sabem localizar o Brasil no mapa. Dizendo a mesma coisa de outra forma,
A) 1/2 (metade) dos brasileiros não sabem localizar o Brasil no mapa.
B) 1/4 (um quarto) dos brasileiros não sabem localizar o Brasil no mapa.
C) 1/8 (um oitavo) dos brasileiros não sabem localizar o Brasil no mapa.
D) 1/16 (um dezesseis avo) dos brasileiros não sabem localizar o Brasil no mapa.

42- Jéssica representou em um ábaco, como na figura abaixo, um número composto por Jéssica representou em um ábaco, como na figura abaixo, um número composto por 3 unidades de milhar + 2 dezenas + 3 unidades.
Esse número é o
A) 30.230.      B) 3.230.      C) 3.023.      D) 323

43-Se uma receita de bolo pede um copo de leite e, um copo de leite equivale a 200ml, com um litro de leite é possível preparar:
A) 6 receitas iguais.                   B) 5 receitas iguais.
C) 4 receitas iguais.                   D) 3 receitas iguais.

44- Carlos pretende comprar esta bicicleta à vista. Flávia vai comprá-la a prazo. Pode-se afirmar que entre os dois
A) Flávia gastará R$ 162,56 a mais.      B) Carlos gastará R$ 961,46 a mais.
C) Flávia gastará R$ 423,30 a mais.      D) Carlos gastará R$ 376,50 a mais.

45- Observe o desenho de um barquinho na malha quadriculada.
A quantidade de quadradinhos que compõe o barquinho é
A) maior que 120.         B) entre 70 e 90.    
C) entre 40 e 60.          D) menor que 20.

46- O preço de um metro de tecido é R$25,08. Ana Lúcia precisou comprar 12 metros deste tecido para sua confecção de roupas e pagou:
A) R$ 2.255,96.      B) R$ 500,16.      C) R$ 300,96.     D) R$ 37,08.

47- A mãe de Tomás deixou um bilhete com os horários que ele deveria cumprir pela manhã.



Em relação ao bilhete, é correto dizer que Tomás deve
A) almoçar ao meio dia e quinze.
B) fazer lição de casa quando faltarem quinze minutos para o meio dia.
C) tomar banho e arrumar-se às onze horas e quinze minutos.
D) tomar café da manhã às sete horas.

48-Observe a conversa entre estes quatro amigos:
Assinale a alternativa que mostra corretamente as alturas dos quatro amigos.
A) 1,59 m 1,42 m 1,52 m 1,39 m
B) 1,45 m 1,56 m 1,39 m 1,28 m
C) 1,59 m 1,42 m 1,49 m 1,39 m
D) 1,61 m 1,56 m 1,42 m 1,27

49- O número 537 está localizado no ponto


A) P.             B) Q.            C) S.            D) T.

50- Carlos e Marisa usaram a balança da sala de Educação Física, mas Carlos se esqueceu de tirar a mochila das costas. Mesmo assim, é possível saber o seu peso e o de Marisa. Observe o visor da balança em cada caso.



O peso de Marisa é
A) 29 kg.     B) 32 kg.       C) 35 kg.      D) 37 kg.

51- Uma latinha de refrigerante contém 300 mililitros. Felipe consome semanalmente 9 latinhas. Desse modo, em uma semana Felipe consome:
A) 12 litros.      B) 5,4 litros.      C) 3,3 litros.     D) 2,7 litros

52- Márcia fez uma viagem de carro até a praia que durou 3 horas e 15 minutos. Isto é o mesmo que dizer que a viagem de Márcia durou
A) 240 minutos.     B) 215 minutos.     C) 195 minutos.     D) 180 minutos.

53- O número 0,7 pode ser representado pela fração

A)2/7.                   B)7/10.                 C) 10/7.                            D) 7/2.

54- O número natural que correspondente a 6 unidades de milhar mais 3 centenas mais 5 unidades é:
A) 60 305.          B) 6 305.           C) 6 035.           D) 635.

55 - A professora de Paulo apresentou à classe duas figuras desenhadas em malhas quadriculadas:
A figura Q é uma ampliação da figura M.
Cada uma das dimensões de Q pode ser obtida a partir da dimensão correspondente na figura M,
A) multiplicada por 2.                                            B) somando 2.
C) dividindo por 4.                                                 D) subtraindo 4.

56-Na classe de Joãozinho há 38 alunos. Ele pesquisou e descobriu que 50% dos alunos gostam de desenho animado. Então podemos afirmar que o número de alunos que gostam de desenho animado é
A) 50.          B) 38.           C) 20.             D) 19.

57- Ricardo tem dois aquários em seu quarto. Cada um tem 2 peixes vermelhos e 3 amarelos. O total de peixes que Ricardo tem é
A) 12.          B) 10.            C) 7.            D) 5.

58- O quadradinho abaixo tem lados de 1 centímetro e, é claro, sua área mede 1 centímetro quadrado:




A área, em cm2, da figura pintada na malha de quadradinhos é
A) 20.           B) 18.            C) 16.           D) 14.

59- A professora de Educação Física esclareceu que, apesar de ser mais freqüente a expressão “pesar se na balança” do que “medir a sua massa”, o correto é dizer que a balança dá a medida da massa e que peso está relacionado com a força da gravidade. No início do ano letivo esta professora mediu as alturas e os pesos dos alunos do 4º ano. Os resultados do peso estão registrados na tabela.
Massa (kg)                              26       27     28     29     30     31
           Número de alunos        03      05      15     12     05     07
A quantidade de alunos que têm peso maior que 28 kg é
A) 8.     B) 24.      C) 27.      D) 39.

60-Assinale a alternativa que mostra corretamente o número onde 2 representa duzentos.
A) 3020.     B) 2751.     C) 1.200.000.     D) 53.234.

61- O número decimal que também representa 101 é
A) 1,2.             B) 1,1.           C) 0,2.             D) 0,1.

62- Bete tem muitas moedas em sua carteira e quer pagar uma compra de R$ 15,00 usando moedas. Ela tem oito moedas de R$ 0,25 e vai usá-las para pagar a compra. Bete ainda precisa de uma quantidade de moedas de R$ 0,50 igual a
A) 30.           B) 26.            C) 20.             D)69

63- Observe a figura e assinale a alternativa que mostra uma ampliação dela
         A                                  B                             C                                      D
 A)                       B)                                     C)                         D)

64- As frações41 100 25 correspondem, nesta ordem, aos números decimais
A) 0,20 e 0,50.            B) 0,25 e 0,25.          C) 0,75 e 0,75.      D) 0,30 e 0,85.

65-Quando Marcos começou a aula de natação, o relógio da academia arcava o mesmo horário do relógio da figura abaixo.
A aula de Marcos durou 45 minutos. Assinale a alternativa que mostra o horário que o relógio estava marcando quando acabou a aula.
A) 11 horas e 35 minutos.                                 B) 11 horas e 50 minutos.
C) 12 horas e 5 minutos.                                   D) 12 horas e 20 minutos.

66- Veja abaixo a planta de uma casa.
Considerando que cada quadradinho tem a mesma medida, o perímetro dessa planta é de
A) 42 m.     B) 40 m.     C) 36 m.     D) 33 m.



67-Observe a figura desenhada na malha quadriculada.
Se cada quadradinho mede 1cm de lado, o perímetro da figura é, em cm, igual a
A) 52.      B) 30.        C) 22.        D) 18.

68-Cada quadradinho da malha quadriculada abaixo mede 1cm de lado.
A área da casinha representada na malha quadriculada é:
A) 10 cm2.     B) 12 cm2.        C) 14 cm2.       D) 16 cm2.

69-No período da manhã da escola Aprendendo Sempre, estudam 400 alunos dos quais 25% são crianças com menos de 10 anos. O número de alunos desta escola com 10 ou mais anos de idade é
A) 250.       B) 300.        C) 325.       D) 375.

70-Em um jogo de percurso, para avançar na casa seguinte, Paula tem que descobrir um número a  partir das seguintes regras:
É par, tem algarismo ímpar na ordem da dezena de milhar e o algarismo da ordem da centena é metade do algarismo da ordem da dezena.
Assinale a alternativa que mostra corretamente um número com estas características.
A) 93254.       B) 18127.       C) 63008.       D) 73120.

71- Assinale a alternativa que mostra o número de cubos que podem ser identificados na figura abaixo

A) 8.      B) 7.       C) 6.       D) 5.

72- Os desenhos acima representam figuras planas que têm em comum a propriedade de terem
A) todos os lados de mesma medida.      
B) pelo menos um ângulo reto.
C) lados opostos paralelos dois a dois.

D) lados consecutivos de mesma medida.