domingo, 29 de setembro de 2013

Simulado de Língua Portuguesa 5 anos

  Segue simulado de Língua Portuguesa para aplicar nas salas dos 5 Anos boa sorte a todos.
Leia o texto e responda a questão.

TAMANDUÁ-BANDEIRA
Ele é um mamífero quadrúpede assim como a vaca, o cavalo ou o cachorro. Mas nenhum bicho desse mundo pode ser confundido com um tamanduá: o bico fino e comprido, o corpo peludo e magro e o rabo que parece um espanador de pó fazem do tamanduá um bicho muito diferente. Trabalho mesmo o tamanduá tem para abrir o formigueiro e o cupinzeiro. Para isso ele usa as garras das patas dianteiras, que normalmente tem três dedos. O esforço vale a pena: eles chegam a comer até 30 mil formigas por dia!
Dentre todas as espécies de tamanduás do Brasil, existe uma que esta em extinção: o Myrmecophaga tridactyla ou tamanduá-bandeira. As fêmeas desse tamanduá têm um filhotinho por vez, quase sempre na primavera. Por ser muito pequeno e frágil, o filhote é carregado nas costas da mãe até cerca de um ano de idade. Depois eles crescem, viram exterminadores de formigas e cupins e podem viver por ate 25 anos.
Fonte: MEIO ambiente: tamanduá-bandeira. Disponível em: <http://www.canalkids.com.br/meioambiente/mundodosanimais/tamandua.htm>
Acesso em: 25 jan. 2009.

 1) As fêmeas de tamanduá-bandeira têm:
a. diversos filhotes por vez.
b. poucos filhotes por vez
c. três filhotes por vez.
d. um filhote por vez.
77,7%7%%
 Leia os quadrinhos e responda a questão.
2) A expressão repetida nos dois primeiros quadrinhos é muito comum entre:
a. adultos.
b. crianças.
c. idosos.
d. jovens.

3) A graça da história está em os personagens
a. conversarem na aula.
b. serem duas crianças.
c. terem brinquedos caros.
d. tornarem-se amigos.


Leia o texto e responda a questão:

TUDO SOBRE A DENGUE


Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Brasil unido contra a dengue: tudo sobre a dengue.Brasília, DF, 2008. Disponível em: <http:// www.combatadengue.com.br/comocombater.php>. Acesso em: 18 nov. 2008.


 4) O objetivo do texto é fazer com que as pessoas
 a. evitem o acúmulo de água para impedir que o mosquito coloque os ovos.
b. evitem o acumulo de água para impedir que o mosquito venha matar a sede.
c. lavem toda a casa com água para evitar que o mosquito da dengue apareça.
d. mantenham a casa seca para evitar que o mosquito da dengue apareça.

5) De acordo com as informações do texto, os pratinhos dos vasos de plantas deverão ser lavados
a. diariamente, mesmo quando estão com areia.
b. diariamente, se estiverem sem areia.
c. uma vez por semana, mesmo quando estão com areia.
d. uma vez por semana, se estiverem sem areia.


VOCÊ SABIA?
A HISTORIA DA DENGUE NO BRASIL E NO MUNDO

Desde o final do século 18, já eram registradas epidemias com descrição semelhante a da dengue na America do Norte e na Ásia. No entanto, o nome, que quer dizer, “câimbra súbita causada por espíritos maus”, só foi utilizado pela primeira vez em 1827 durante um surto da doença no Caribe. Acredita-se que o mosquito Aedes aegypti, que também e vetor do vírus da febre amarela urbana, tenha chegado ao Brasil no período colonial. Os primeiros casos  remontam a 1846. Devido as fortes dores musculares e nas articulações, por aqui a doença recebeu o nome popular de “febre quebra-ossos”. Durante muito tempo, o combate aos focos do mosquito no Brasil esteve relacionado a luta contra a febre amarela que, diferentemente da dengue, possui vacina eficaz. Hoje, enquanto esta se restringe a alguns Estados, em áreas de mata, a  dengue se faz presente em quase todo o território nacional, sendo que aproximadamente 50% dos casos notificados localizam-se na região Sudeste.
No mundo, a doença acomete mais de cem países em todos os continentes, exceto a Europa.
Fonte: A HISTORIA da dengue no Brasil e… Nova Escola, São Paulo, n. 216, out. 2008. Você sabia? (fragmento)

6) A palavra destacada no trecho “o mosquito Aedes aegypti, que também é vetor do vírus da febre amarela urbana” pode ser substituída pela palavra
a. assassino.
b. inferior.
c. superior.
d. transmissor.

7) As seguintes indicações presentes no texto, “18, 1827, 1846”, apresentam
a) as épocas em que a dengue apareceu.
b. o numero de pessoas com dengue.
c. a quantidade de vezes em que a dengue surgiu.
d. os lugares em que a dengue surgiu.

8) De acordo com o texto, a dengue foi identificada no mundo na seguinte ordem:
a. America do Norte; Ásia; Brasil; Caribe.
b. América do Norte; Ásia; Caribe; Brasil.
c. Brasil; Caribe; Europa.
d. Caribe; Brasil; Europa.

9) No mundo todo a doença atinge:
a. principalmente a Europa
b. Não atinge a Europa
c. atinge 50 países
d. menos de 100 países

Leia o texto e responda a questão.

PAI E MÃE DIVIDEM RESPONSABILIDADES COM GUARDA COMPARTILHADA
Pai para um lado, mãe para o outro, e o filho, como fica? Em geral, quando os pais se separam, a criança fica com a mãe e só vê o pai de 15 em 15 dias. Mas não precisa ser assim. Uma lei, que passou a valer recentemente, mostra uma outra forma de lidar com filhos de pais separados que alguns ex-casais já
usam: a responsabilidade sobre o filho não tem que ser só da mãe. O nome é complicado, “guarda compartilhada”, mas é fácil de entender: é que o pai também pode estar mais pertinho do dia a dia do filho, em vez de só levá-lo para passear e brincar no fim de semana. Os irmãos Vinicius Mendonça Costa, 9, e Otavio, 6, passam parte da semana na casa da mãe, Ana Tereza Toni, e a outra parte, na casa do pai, Gilberto Costa. Quando é dia de estar com a mãe, surpresa! Quem vai buscar as crianças na escola é o pai, e vice-versa. Assim, diz Ana, “nos vemos todos os dias”. Vinicius gosta do esquema: “É bom ter duas casas, a gente tem tudo em dobro e mais amigos diferentes”. E se fosse para ver o pai só às vezes? “Eu iria ficar com saudade, querer saber como ele esta. E ele também.” Mas Otavio prefere a casa da mãe. “Ele pergunta sempre se é dia de ir a casa dela”, entrega o irmão. Os pais de Amanda Marciano Rodrigues Paulino, 10, também são separados, mas ela não fica mudando
de casa. Ela mora com a mãe em Goiânia (GO) e o pai dela vive em São Paulo. Mas, graças ao “kit” MSN, Skype e telefone, eles se falam todos os dias. “Meu pai não pode vir para ca direto, mas, assim, me ajuda nas lições, tira as minhas dúvidas. E divido as coisas da minha vida com os dois, porque eu não amo só um deles”, conta.
Fonte: LAGO, Paula. Pai e mãe dividem… Folha de S. Paulo, São Paulo, 9 ago. 2008. Folhinha. (fragmento)

10) Um outro título para esse texto poderia ser:
a. “A nova brincadeira da guarda compartilhada”.
b. “A nova lei da guarda compartilhada”.
c. “A nova policia da guarda compartilhada”.
d. “A nova receita da guarda compartilhada”.

11) No trecho “Quando é dia de estar com a mãe, surpresa! Quem vai buscar as crianças na escola é o pai, e vice-versa”, a expressão destacada significa que:
a. a mãe busca as crianças todos os dias.
b. no dia de estar com o pai, a mãe busca as crianças.
c. no dia de estar com o pai, o pai busca as crianças.
d. o pai busca as crianças todos os dias.

Leia o texto e responda a questão:


12) No último quadrinho, o traçado e a forma com que foi escrita a fala de Maluquinho informam que a palavra foi pronunciada:
a. alto e depressa.
b. alto e devagar.
c. baixo e depressa.
d. baixo e devagar.

ESCOLAS PELO MUNDO
Enquanto você começa um novo ano escolar, sabe o que as crianças de outros países estão fazendo? Estudando também! Na escola, aprendemos e descobrimos muitas coisas legais e nos preparamos para o futuro. Ela e como um segundo lar, onde encontramos gente de varias raças ou religiões
e podemos fazer amigos e nos divertir. Em qualquer lugar do planeta, a função da escola e ensinar. Mas existem diferenças, como o que se aprende, a quantidade de aulas, o período de ferias. Você Sabia… Nas escolas do Marrocos, na África, a maioria das crianças estuda só em um período, de manha ou à tarde, como no Brasil. Mas por lá ninguém precisa usar uniforme e uma das matérias mais importantes nos colégios e religião. De acordo com o lugar onde estuda, o aluno aprende islamismo, catolicismo ou judaísmo.
Na Rússia, todo mundo aprende música na escola. Os alunos participam de corais, tem aulas de violão, piano e violino e também de música russa, em que tocam balalaica e mandolina, instrumentos parecidos com o violão. As aulas duram seis horas por dia, com férias em junho, julho e agosto, os meses do verão por lá. Alem disso, a cada dois meses, todos têm folga de uma semana.
Fonte: ESCOLAS pelo mundo. Recreio online, Sao Paulo, 2008. Disponível em: <http://recreionline.abril.com.br/fique_dentro/diversao/artes/>. Acesso
em: 29 nov. 2008.

13) Em todo o planeta, a escola é um lugar onde a função é ensinar. Mas, segundo a opinião do autor do texto, a escola é um lugar onde também se pode:
a. aprender, fazer amigos diferentes e se divertir.
b. aprender, ter religiões diferentes e se chatear.
c. morar, fazer amigos diferentes e usar uniforme.
d. morar, usar uniforme e se divertir.

14) Nas escolas da Rússia, as férias ocorrem em junho, julho e agosto porque
a. as crianças só tem esse período de descanso no ano.
b. as crianças também podem descansar outras vezes no ano.
c. o inverno ocorre nesses meses do ano naquele país.
d. o verão ocorre nesses meses do ano naquele país.

Leia os textos e responda a questão.
Texto 1.
ELEFANTE

Um dos campeões da comilança no reino animal e o elefante. Ele e o mamífero terrestre maior do mundo e, para se manter sempre em forma, passa boa parte de sua longa vida comendo. Chega a consumir cerca de 250 quilos de  folhagem e capim por dia. Para matar a sede, bebe em media 200 litros de água. Não e a toa que pode pesar até 7 toneladas.

Texto 2.

BEIJA-FLOR
                                                                         
Beija-flor gasta muita energia e precisa comer bastante. Ele bate as asas 70 vezes por segundo, voa de lado, de costas e até de cabeça para baixo. Para
fazer tantas acrobacias, suga o néctar de ate 1.500 flores por dia e ingere também insetos que tem muitas proteínas.
Fonte: CONHECA alguns bichos… Recreio, São Paulo, ano 4, n. 196, 11 dez. 2003.

 15) Os textos “Elefante” e “Beija-flor” têm um assunto comum. Nos dois, os animais
a. brigam muito.
b. comem muito.
c. dormem muito.
d. passeiam muito.

 
 


Leia o texto e responda a questão.

16) Na fala da menina pequena, aparece a palavra “comprá” em vez de “comprar” para:
a. apresentar forma correta de se escrever a palavra.
b. mostrar que as crianças falam da mesma forma que
os adultos.
c. mostrar que o autor escreve de forma incorreta as palavras.
d. representar o modo como uma criança geralmente fala.

Leia o texto e responda a questão.

RARIDADE
A arara
e uma ave rara
pois o homem não para
de ir ao mato caça-la
para a por na sala
em cima de um poleiro
onde ela fica o dia inteiro
fazendo escarcéu
porque já não pode voar pelo céu.
E se o homem não para
de caçar arara,
hoje uma ave rara,
ou a arara some
ou então muda seu nome
para arrara.
Fonte: PAES, Jose Paulo. Olha o bicho. 11. ed. Sao Paulo: Atica, 2000.
17) A arara deverá se chamar “arrara” pois ela será uma:
a. ave cara.
b. ave rara.
c. nova ave.
d. velha ave.

Leia o texto e responda a questão.
O GALO ALUADO

O galo aluado
subiu no telhado,
sentiu-se tão só,
cocorisso, cocorisso!
O galo aluado
subiu no telhado
e chamou pelo sol,
cocorissol, cocorissol.
O galo aluado
subiu no telhado
e exclamou para o cão:
Cocoricão! Cocoricão!
O galo aluado
subiu no telhado
e saudou a lua,
cocorilua, cocorilua.
O galo aluado
cochilou no telhado
e ouviu assustado,
cocorigalo, cocorigalo.
Eram o caracol,
cão, lua e sol
que acudiam
ao triste chamado
do galo aluado.
Fonte: CAPARELLI, Sergio. O galo aluado. In: . Boi da cara preta. Porto Alegre: L&PM, 2006. (com cortes)
18) Este poema conta a história de um galo
a. briguento.
b. corajoso.
c. orgulhoso.
d. solitário.

19) Na última parte da história, o galo:
a. caiu do telhado.
b. dormiu no quintal.
c. encontrou os amigos.
d. parou de cantar.

Leia o texto e responda a questão.
Mãe coruja encontra com a amiga.
— Como vai o seu filhinho?
— Um gênio. Ele e precoce. Imagine que já esta andando ha seis meses.
— Verdade? — diz a outra. — Então já deve estar longe.
Fonte: ZIRALDO. As anedotinhas do bichinho da maçã. São Paulo: Melhoramentos, 1997.

20) O diálogo ocorre entre:
a. uma criança e uma amiga.
b. uma mãe e um gênio.
c. uma mãe e sua amiga.
d. um jovem e uma vizinha.

Leia o texto e responda a questão.

A MENINA DO LEITE
Laurinha no seu vestido novo de pintas vermelhas, chinelos de bezerro, treque,
treque, treque, La ia para o mercado com uma lata de leite a cabeça — o primeiro leite da sua vaquinha mocha. Ia contente da vida, rindo-se e falando sozinha.
— Vendo o leite — dizia — e compro uma dúzia de ovos. Choco os ovos e antes de um mês já tenho uma dúzia de pintos. Morrem… dois, que sejam, e crescem dez — cinco frangas e cinco frangos. Vendo os frangos e crio as frangas, que crescem e viram ótimas botadeiras de duzentos ovos por ano cada uma. Cinco galinhas: mil ovos! Choco tudo e La me vêm quinhentos
galos e mais outro tanto de galinhas. Vendo os galos. A dois cruzeiros cada um — duas vezes cinco dez… Mil cruzeiros!… Posso então comprar doze porcas de cria e mais uma cabrita. As porcas dão-me, cada uma, seis leitões. Seis vezes doze…
Estava a menina nesse ponto quando tropeçou, perdeu o equilíbrio e, com lata e tudo, caiu um grande tombo no chão.
Pobre Laurinha!
Ergueu-se chorosa, com um ardor de esfoladura no joelho; e enquanto espanejava as roupas de pó viu sumir-se, embebido pela terra seca, o primeiro leite da sua vaquinha mocha e com ele os doze ovos, as cinco botadeiras, os quinhentos galos, as doze porcas de cria, a cabritinha — todos os belos sonhos da sua ardente imaginação…
Fonte: LOBATO, Monteiro. A menina do leite. In: . Fábulas. 23. ed. Sao Paulo: Brasiliense, 1971.


21) O texto “A menina do leite” poderia apresentar a seguinte moral:
a. “A mentira tem pernas curtas.”
b. “De grão em grão a galinha enche o papo.”
c. “Quem ama o feio bonito lhe parece.”
d. “Quem tudo quer tudo perde.”

Leia o texto e responda a questão.
O ELEFANTE

O Juquinha e outros dois garotos foram levados ao diretor do zoológico por causa de uma baita briga. O diretor começa o interrogatório:
— Quem é você e por que esta aqui?
— Eu sou Juquinha e joguei amendoim nos elefantes.
Então o diretor perguntou ao segundo:
— Quem é você e por que esta aqui?
— Eu sou Joãozinho e joguei amendoim nos elefantes.
Então o diretor perguntou ao terceiro menino, que estava todo machucado:
— Quem é você e por que esta aqui?
— Eu sou o Amendoim.
Fonte: DOMENICO, Guca; SARRUMOR, Laert. O elefante. In: . Um campeonato de piadas. São Paulo: Nova Alexandria, 1999.

22) O texto é engraçado porque
a. o diretor do zoológico tinha o apelido Amendoim.
b. o terceiro menino tinha o apelido de Amendoim.
c. os elefantes gostaram do amendoim jogado.
d. os meninos jogaram amendoim para os elefantes.


Leia o texto e responda a questão.
ESTAMOS A TODA
Assim e a nova Turma da Monica, adolescente e em versão manga, que começa a chegar este mês as bancas via Editora Panini. Como os quadrinhos japoneses, as histórias em quadrinhos serão em preto e branco e maiores, com 128 páginas, mas com ordem de leitura ocidental mesmo. Pai da turma,
Maurício de Sousa falou a Megazine sobre o novo projeto.
O GLOBO: Por que versões adolescentes de Monica, Cascão e Magali?
Mauricio de Sousa: Sempre pensei em ter os personagens em uma idade média de 16 anos, com temas mais próximos a eles, para um público jovem. Drogas, sexo e outros assuntos poderão entrar nas historias, mas sempre como se fosse uma conversa de pai para filho.
O GLOBO: E os novos projetos para a turminha?
Mauricio de Sousa: O próximo filme da Turma da Mônica e Romeu e Julieta, que esta em produção.
Aliás, será também um grande musical para o teatro. E já temos prontos os 13 primeiros episódios das animações feitas para a TV, além da produção do filme em 3D do Penadinho. Como vê, estamos a toda.
Fonte: NAVEGA, Telio. Estamos a toda. O Globo, Rio de Janeiro, 5 ago. 2008. Megazine. (fragmento)

23) As duas partes do texto, na ordem em que aparecem, são
a.  apresentação do assunto e a entrevista.
b. a apresentação do assunto e o modo de fazer a entrevista.
c. a reprodução da fala do repórter e o modo de fazer a entrevista.
d. a entrevista e a apresentação do assunto.


BOLHAS DE SABÃO
A beleza, os formatos e as cores das bolhas de sabão encantam muita gente. Uma característica superbonita, que encanta todo mundo, são as cores que se distribuem na película de sabão. Se você fizer bolhas perto da luz, vera um verdadeiro arco-íris!
O primeiro passo e conseguir pedaços de arame, se possível, encapados. Depois, prepare uma solução de água e sabão. E muita, muita criatividade. Deixe a imaginação correr, crie bolhas maiores, menores, das mais variadas formas…
Fonte: BOLHAS de sabão. Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, ano 12, n. 88, p. 9-10, jan.-fev. 1999.

24) No texto percebemos que o autor se refere diretamente ao leitor em:
a.    “Se você fizer bolhas perto da luz, verá um verdadeiro arco-íris!”.
b. “Uma característica superbonita, que encanta todo mundo”.
c. “as cores das bolhas de sabão encantam muita gente”.
d. “O primeiro passo e conseguir pedaços de arame”.
Leia o texto e responda a questão.
O LEÃO E O RATO

Ao deixar seu buraquinho,
viu-se o pobre do Ratinho
entre as patas do Leão.
Levou um susto sem nome.
Acontece que o felino,
talvez por não estar com fome,
Não quis o Rato matar.
Gesto que não foi em vão.
Quem iria imaginar
que um simples rato pudesse
um dia o Leão salvar?
Pois e isso que acontece!
Pensando em matar a sede,
o Leão buscava o rio
quando caiu numa rede.
O bicho ficou bravio
e embora se debatesse
não lograva se livrar.
Chegou o Ratinho, então,
roeu os fios da rede
e libertou o Leão.
Fonte: LA FONTAINE, Jean de. Fábulas. Tradução de Ferreira Gullar. Rio de Janeiro: Revan, 1997.

25) A pergunta “Quem iria imaginar que um simples rato pudesse um dia o Leão salvar?” presente na segunda estrofe expressa:
a. um conselho.
b. uma duvida.
c. uma sugestão.
d. uma surpresa.
Leia o texto e responda a questão.
Não precisa embrulhar!
Alguma vez você parou para pensar em como e estranho que tudo que a gente compra seja embrulhado ou colocado em sacolas ou sacos? Mesmo quando se trata de apenas um artigo, como um bombom… ou um pacote de batatas fritas. Um saco dentro de outro… bem, isso já e uma loucura!
Mas acontece o tempo todo. E depois nos simplesmente jogamos o saco fora.
Que desperdício! Os sacos e sacolas são feitos com os tesouros da Terra. Os de papel são feitos de árvores; os de plástico, de petróleo. E a fabricação deles aumenta muito a poluição. Mas você pode ajudar. Basta dizer “não” para os sacos e sacolas de que não precisa.
Fonte: 50 coisas simples que as crianças podem fazer para salvar a Terra/The Earth-Works Group. 14. ed. Rio de Janeiro: Jose Olympio, 2007. p. 84.
26) O autor do texto apresenta dois bons argumentos para que as pessoas não utilizem sacos de papel ou de plástico:
a.é um desperdício jogá-los fora e a fabricação deles  aumenta muito a  poluição.
b. coloque um saco dentro de outro e um bombom dentro de um saco de papel.
c. os sacos de papel são feitos de arvores e os de plástico de petróleo.
d. devemos evitar fazer compras em supermercado e levar a mercadoria para casa.
Leia o texto e responda a questão.

Napi, os homens e os animais.
No início do mundo nasceu o Sol, e depois dele surgiu Napi, o criado, o guardião da vida. Um dia Napi descansava perto de uma fonte. Olhou para a terra úmida e teve uma ideia: pensou que seria divertido moldar pequenas criaturas de argila. Primeiro modelou um animalzinho. Gostou dele e continuou a criar, e fez aparecer todos os animais que até hoje vivem na face da terra. Quando terminou, deu a cada animal um lugar para habitar. Por último moldou o homem e lhe disse:
— Você deve viver na floresta, e o melhor lugar para você. Depois, fechou os olhos e tentou descansar. Mas não conseguiu.
Poucas horas mais tarde os animais voltaram para reclamar.
Ninguém estava feliz. O touro parecia furioso:
— Não posso viver na montanha, Napi. Preciso de pasto!
O antílope também estava aborrecido:
— Napi, não posso viver no pântano, meu sonho e correr pelos campos!
Ate mesmo o sensato camelo tinha uma queixa:
— Napi, detestei o deserto. Será que você não pode me mudar de lugar?
O homem, então, não parava de reclamar. Queria viver viajando, queria conhecer todos os lugares. Era muito curioso para viver só na floresta.
(Historia da mitologia africana)
Fonte: PRIETO, Heloisa. Lá vem história: contos do folclore mundial. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997.

27) Assinale a alternativa em que os principais fatos são apresentados na mesma ordem em que acontecem no texto:

a.Napi criou os animais e o homem e logo depois eles se tornaram criaturas insatisfeitas, reclamando muito para trocar de lugar.
b. Napi criou os homens e os animais, eles gostaram do lugar onde viviam, mas preferiam viajar mais e pediram a Napi para ir embora.
c. Napi criou primeiro o homem e depois os animais. Todos receberam um lugar para viver, mas os lugares não eram bons, por isso foram reclamar a Napi.
d. Napi modelou em argila os animais e o homem. Deu a cada um deles um lugar para viver. Os animais e o homem ficaram descontentes com o lugar que cada um recebeu e foram reclamar a Napi.

Leia o texto e responda a questão:

O cão e o osso
Um dia, um cão ia atravessando uma ponte, carregando um osso na boca.
Olhando para baixo, viu sua própria imagem refletida na água. Pensando ver outro cão, cobiçou-lhe logo o osso e pôs-se a latir. Mal, porém, abriu à boca, seu próprio osso caiu na água e se perdeu para sempre.
Fonte: ESOPO. O cão e o osso. Disponível em: <http://www.portalcmc.com.br/met255.htm>. Acesso: 17 set. 2009.

28) A moral dessa fábula é:
a. Quem semeia vento, colhe tempestade.
b. Quem desdenha, quer comprar.
c. Uma boa ação ganha outra.
d. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
Leia o texto e responda a questão.
A menina e o lobo
Certo dia, a mãe de uma menina mandou que ela levasse um pouco de pão e de leite para sua avó.
Quando a menina ia caminhando pela floresta, um lobo aproximou-se e perguntou-lhe para onde se dirigia.
— Para a casa de vovo — ela respondeu.
Fonte. DARNTON, R. O Grande Massacre dos Gatos e outros episódios da História Cultural francesa. Rio de Janeiro: Graal, s.d. (fragmento)

29) O lugar onde se passa este trecho da história é:
a. a casa da menina e do lenhador.
b. a casa da avo e a floresta.
c. a casa da menina e a floresta.
d. a casa do lobo e a floresta.

FOLHA DE RESPOSTAS LÍNGUA PORTUGUESA
2013



 
 


                                                                                                             


ALUNO______________________________________5°__ Nº_
ESCOLA_____________________________________________
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE VOTORANTIM

QUESTÃO
A
B
           C
D
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:t5G7nPna3IMoVM:http://myrande.no.sapo.pt/images/codigo_barras.JPG
16
17
18
19
20

21

22

23

24

25

26

27

28

29
      

                                                                                                             





Gabarito
ALUNO______________________________________5°__ Nº_
ESCOLA_____________________________________________
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE VOTORANTIM

QUESTÃO
A
B
           C
D
01
x
02
x
03
x
04
x
05
x
06
x
07
x
08
x
09
x
10
x
11
x
12
x
13
x
14
x
15
x
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:t5G7nPna3IMoVM:http://myrande.no.sapo.pt/images/codigo_barras.JPG
16
x
17
x
18
x
19
x
20
c

21
x

22
x

23
x

24
x

25
x

26
x

27
x

28
x

29
x

       

Um comentário:

  1. Copiado, mas infelizmente não esta aparecendo as imagens dos quadros :/... Estou adorando as dicas!!

    ResponderExcluir