Segue simulado de Língua Portuguesa para aplicar nas salas dos 5 Anos boa sorte a todos.
Leia o texto e responda a questão.
TAMANDUÁ-BANDEIRA
Ele é um mamífero quadrúpede assim como a
vaca, o cavalo ou o cachorro. Mas nenhum bicho desse mundo pode ser confundido com
um tamanduá: o bico fino e comprido, o corpo peludo e magro e o rabo que parece
um espanador de pó fazem do tamanduá um bicho muito diferente. Trabalho mesmo o
tamanduá tem para abrir o formigueiro e o cupinzeiro. Para isso ele usa as
garras das patas dianteiras, que normalmente tem três dedos. O esforço vale a
pena: eles chegam a comer até 30 mil formigas por dia!
Dentre todas as espécies de tamanduás do
Brasil, existe uma que esta em extinção: o Myrmecophaga tridactyla ou
tamanduá-bandeira. As fêmeas desse tamanduá têm um filhotinho por vez, quase
sempre na primavera. Por ser muito pequeno e frágil, o filhote é carregado nas
costas da mãe até cerca de um ano de idade. Depois eles crescem, viram
exterminadores de formigas e cupins e podem viver por ate 25 anos.
Fonte: MEIO ambiente: tamanduá-bandeira.
Disponível em: <http://www.canalkids.com.br/meioambiente/mundodosanimais/tamandua.htm>
Acesso em: 25 jan. 2009.
1) As fêmeas de tamanduá-bandeira
têm:
a. diversos filhotes por vez.
b. poucos filhotes por vez
c. três filhotes por vez.
d. um
filhote por vez.
77,7%7%%
Leia
os quadrinhos e responda a questão.
2) A
expressão repetida nos dois primeiros quadrinhos é muito comum entre:
a. adultos.
b. crianças.
c. idosos.
d. jovens.
3) A graça
da história está em os personagens
a. conversarem na aula.
b. serem duas crianças.
c. terem brinquedos caros.
d.
tornarem-se amigos.
Leia o texto e responda a questão:
TUDO SOBRE A DENGUE
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Brasil unido
contra a dengue: tudo sobre a dengue.Brasília, DF, 2008. Disponível em:
<http:// www.combatadengue.com.br/comocombater.php>. Acesso em: 18 nov.
2008.
4) O objetivo do texto é fazer com
que as pessoas
a. evitem o acúmulo de água para impedir que o
mosquito coloque os ovos.
b. evitem o acumulo de água
para impedir que o mosquito venha matar a sede.
c. lavem toda a casa com
água para evitar que o mosquito da dengue apareça.
d. mantenham a casa seca
para evitar que o mosquito da dengue apareça.
5) De acordo
com as informações do texto, os pratinhos dos vasos de plantas deverão ser
lavados
a. diariamente, mesmo quando estão com areia.
b. diariamente, se estiverem sem areia.
c. uma vez por semana, mesmo quando estão com areia.
d. uma vez
por semana, se estiverem sem areia.
VOCÊ SABIA?
A HISTORIA DA DENGUE
NO BRASIL E NO MUNDO
Desde o final do século 18, já eram
registradas epidemias com descrição semelhante a da dengue na America do Norte
e na Ásia. No entanto, o nome, que quer dizer, “câimbra súbita causada por
espíritos maus”, só foi utilizado pela primeira vez em 1827 durante um surto da
doença no Caribe. Acredita-se que o mosquito Aedes aegypti, que também e vetor do vírus da febre amarela urbana,
tenha chegado ao Brasil no período colonial. Os primeiros casos remontam a 1846. Devido as fortes dores
musculares e nas articulações, por aqui a doença recebeu o nome popular de
“febre quebra-ossos”. Durante muito tempo, o combate aos focos do mosquito no
Brasil esteve relacionado a luta contra a febre amarela que, diferentemente da
dengue, possui vacina eficaz. Hoje, enquanto esta se restringe a alguns Estados,
em áreas de mata, a dengue se faz
presente em quase todo o território nacional, sendo que aproximadamente 50% dos
casos notificados localizam-se na região Sudeste.
No mundo, a doença acomete mais de cem países
em todos os continentes, exceto a Europa.
Fonte: A HISTORIA da dengue no Brasil e… Nova
Escola, São Paulo, n. 216,
out. 2008. Você sabia? (fragmento)
6) A palavra
destacada no trecho “o mosquito Aedes aegypti, que também é vetor do vírus da
febre amarela urbana” pode ser substituída pela palavra
a. assassino.
b. inferior.
c. superior.
d.
transmissor.
7) As seguintes indicações presentes
no texto, “18, 1827, 1846”, apresentam
a) as épocas em que a dengue apareceu.
b. o numero de pessoas com dengue.
c. a quantidade de vezes em que a dengue surgiu.
d. os lugares em que a dengue surgiu.
8) De acordo
com o texto, a dengue foi identificada no mundo na seguinte ordem:
a. America do Norte; Ásia; Brasil; Caribe.
b. América
do Norte; Ásia; Caribe; Brasil.
c. Brasil; Caribe; Europa.
d. Caribe; Brasil; Europa.
9) No mundo
todo a doença atinge:
a. principalmente a Europa
b. Não atinge a Europa
c. atinge 50 países
d. menos de 100
países
Leia o texto e responda a questão.
PAI E MÃE DIVIDEM RESPONSABILIDADES
COM GUARDA COMPARTILHADA
Pai para um lado, mãe para o outro, e o
filho, como fica? Em geral, quando os pais se separam, a criança fica com a mãe
e só vê o pai de 15 em 15 dias. Mas não precisa ser assim. Uma lei, que passou
a valer recentemente, mostra uma outra forma de lidar com filhos de pais
separados que alguns ex-casais já
usam: a responsabilidade sobre o filho não
tem que ser só da mãe. O nome é complicado, “guarda compartilhada”, mas é fácil
de entender: é que o pai também pode estar mais pertinho do dia a dia do filho,
em vez de só levá-lo para passear e brincar no fim de semana. Os irmãos
Vinicius Mendonça Costa, 9, e Otavio, 6, passam parte da semana na casa da mãe,
Ana Tereza Toni, e a outra parte, na casa do pai, Gilberto Costa. Quando é dia
de estar com a mãe, surpresa! Quem vai buscar as crianças na escola é o pai, e
vice-versa. Assim, diz Ana, “nos vemos todos os dias”. Vinicius gosta do
esquema: “É bom ter duas casas, a gente tem tudo em dobro e mais amigos
diferentes”. E se fosse para ver o pai só às vezes? “Eu iria ficar com saudade,
querer saber como ele esta. E ele também.” Mas Otavio prefere a casa da mãe.
“Ele pergunta sempre se é dia de ir a casa dela”, entrega o irmão. Os pais de
Amanda Marciano Rodrigues Paulino, 10, também são separados, mas ela não fica
mudando
de casa. Ela mora com a mãe em Goiânia (GO) e
o pai dela vive em São Paulo. Mas, graças ao “kit” MSN, Skype e telefone, eles
se falam todos os dias. “Meu pai não pode vir para ca direto, mas, assim, me
ajuda nas lições, tira as minhas dúvidas. E divido as coisas da minha vida com
os dois, porque eu não amo só um deles”, conta.
Fonte: LAGO, Paula. Pai e mãe dividem… Folha
de S. Paulo, São Paulo, 9 ago.
2008. Folhinha. (fragmento)
10) Um outro título para esse texto poderia ser:
a. “A nova brincadeira
da guarda compartilhada”.
b. “A nova
lei da guarda compartilhada”.
c. “A nova policia da
guarda compartilhada”.
d. “A nova receita da guarda
compartilhada”.
11) No trecho “Quando é dia de estar com a mãe,
surpresa! Quem vai buscar as crianças na escola é o pai, e vice-versa”, a
expressão destacada significa que:
a. a mãe busca as crianças todos os dias.
b. no dia de
estar com o pai, a mãe busca as crianças.
c. no dia de estar com o pai, o pai busca as crianças.
d. o pai busca as crianças todos os dias.
Leia o texto e responda a questão:
12) No
último quadrinho, o traçado e a forma com que foi escrita a fala de Maluquinho
informam que a palavra foi pronunciada:
a. alto e depressa.
b. alto e
devagar.
c. baixo e depressa.
d. baixo e devagar.
ESCOLAS PELO MUNDO
Enquanto você começa um novo ano escolar,
sabe o que as crianças de outros países estão fazendo? Estudando também! Na
escola, aprendemos e descobrimos muitas coisas legais e nos preparamos para o
futuro. Ela e como um segundo lar, onde encontramos gente de varias raças ou religiões
e podemos fazer amigos e nos divertir. Em
qualquer lugar do planeta, a função da escola e ensinar. Mas existem diferenças,
como o que se aprende, a quantidade de aulas, o período de ferias. Você Sabia… Nas
escolas do Marrocos, na África, a maioria das crianças estuda só em um período,
de manha ou à tarde, como no Brasil. Mas por lá ninguém precisa usar uniforme e
uma das matérias mais importantes nos colégios e religião. De acordo com o
lugar onde estuda, o aluno aprende islamismo, catolicismo ou judaísmo.
Na Rússia, todo mundo aprende música na escola.
Os alunos participam de corais, tem aulas de violão, piano e violino e também
de música russa, em que tocam balalaica e mandolina, instrumentos parecidos com
o violão. As aulas duram seis horas por dia, com férias em junho, julho e
agosto, os meses do verão por lá. Alem disso, a cada dois meses, todos têm
folga de uma semana.
Fonte: ESCOLAS pelo mundo. Recreio online,
Sao Paulo, 2008. Disponível em:
<http://recreionline.abril.com.br/fique_dentro/diversao/artes/>. Acesso
em: 29 nov. 2008.
13) Em todo o planeta, a escola é
um lugar onde a função é ensinar. Mas, segundo a opinião do autor do texto, a
escola é um lugar onde também se pode:
a. aprender, fazer amigos diferentes e se divertir.
b. aprender, ter religiões
diferentes e se chatear.
c. morar, fazer
amigos diferentes e usar uniforme.
d. morar, usar
uniforme e se divertir.
14) Nas
escolas da Rússia, as férias ocorrem em junho, julho e agosto porque
a. as crianças só tem esse período de descanso no ano.
b. as crianças também podem descansar outras vezes no ano.
c. o inverno ocorre nesses meses do ano naquele país.
d. o verão
ocorre nesses meses do ano naquele país.
Leia os textos e responda a questão.
Texto 1.
ELEFANTE
Um dos campeões da comilança no reino animal
e o elefante. Ele e o mamífero terrestre maior do mundo e, para se manter
sempre em forma, passa boa parte de sua longa vida comendo. Chega a consumir
cerca de 250 quilos de folhagem e capim
por dia. Para matar a sede, bebe em media 200 litros de água. Não e a toa que
pode pesar até 7 toneladas.
Texto 2.
BEIJA-FLOR
Beija-flor gasta muita energia e precisa comer bastante.
Ele bate as asas 70 vezes por segundo, voa de lado, de costas e até de cabeça
para baixo. Para
fazer tantas acrobacias, suga o néctar de ate 1.500 flores
por dia e ingere também insetos que tem muitas proteínas.
Fonte:
CONHECA alguns bichos… Recreio, São Paulo, ano 4, n. 196, 11 dez. 2003.
15) Os textos
“Elefante” e “Beija-flor” têm um assunto comum. Nos dois, os animais
a. brigam muito.
b. comem muito.
c. dormem muito.
d. passeiam
muito.
|
Leia o texto e responda a questão.
16) Na fala
da menina pequena, aparece a palavra “comprá” em vez de “comprar” para:
a.
apresentar forma correta de se escrever a palavra.
b. mostrar que as crianças falam da mesma forma que
os
adultos.
c. mostrar que o autor escreve de forma incorreta as palavras.
d.
representar o modo como uma criança geralmente fala.
Leia o texto e responda a questão.
RARIDADE
A arara
e uma ave rara
pois o homem não para
de ir ao mato caça-la
para a por na sala
em cima de um poleiro
onde ela fica o dia inteiro
fazendo escarcéu
porque já não pode voar pelo céu.
E se o homem não para
de caçar arara,
hoje uma ave rara,
ou
a arara some
ou
então muda seu nome
para
arrara.
Fonte:
PAES, Jose Paulo. Olha
o bicho. 11. ed. Sao Paulo: Atica, 2000.
17) A arara
deverá se chamar “arrara” pois ela será uma:
a. ave cara.
b. ave rara.
c. nova ave.
d. velha ave.
Leia o texto e responda a questão.
O GALO ALUADO
O galo aluado
subiu no telhado,
sentiu-se tão só,
cocorisso, cocorisso!
O galo aluado
subiu no telhado
e chamou pelo sol,
cocorissol, cocorissol.
O galo aluado
subiu no telhado
e exclamou para o cão:
Cocoricão! Cocoricão!
O galo aluado
subiu no telhado
e saudou a lua,
cocorilua, cocorilua.
O galo aluado
cochilou no telhado
e ouviu assustado,
cocorigalo, cocorigalo.
Eram o caracol,
cão, lua e sol
que acudiam
ao triste chamado
do galo aluado.
Fonte: CAPARELLI, Sergio. O galo aluado. In: . Boi da cara
preta. Porto Alegre: L&PM, 2006. (com cortes)
18) Este
poema conta a história de um galo
a. briguento.
b. corajoso.
c. orgulhoso.
d.
solitário.
19) Na
última parte da história, o galo:
a. caiu do telhado.
b. dormiu no quintal.
c. encontrou
os amigos.
d. parou de cantar.
Leia
o texto e responda a questão.
Mãe
coruja encontra com a amiga.
—
Como vai o seu filhinho?
—
Um gênio. Ele e precoce. Imagine que já esta andando ha seis meses.
—
Verdade? — diz a outra. — Então já deve estar longe.
Fonte:
ZIRALDO. As anedotinhas do bichinho da maçã. São Paulo: Melhoramentos,
1997.
20) O diálogo ocorre entre:
a. uma criança e
uma amiga.
b. uma mãe e um gênio.
c. uma mãe e sua amiga.
d. um jovem e uma
vizinha.
Leia o texto e responda a questão.
A MENINA DO LEITE
Laurinha no seu vestido novo de pintas
vermelhas, chinelos de bezerro, treque,
treque, treque, La ia para o mercado com uma
lata de leite a cabeça — o primeiro leite da sua vaquinha mocha. Ia contente da
vida, rindo-se e falando sozinha.
— Vendo o leite — dizia — e compro uma dúzia
de ovos. Choco os ovos e antes de um mês já tenho uma dúzia de pintos. Morrem…
dois, que sejam, e crescem dez — cinco frangas e cinco frangos. Vendo os
frangos e crio as frangas, que crescem e viram ótimas botadeiras de duzentos
ovos por ano cada uma. Cinco galinhas: mil ovos! Choco tudo e La me vêm
quinhentos
galos e mais outro tanto de galinhas. Vendo
os galos. A dois cruzeiros cada um — duas vezes cinco dez… Mil cruzeiros!…
Posso então comprar doze porcas de cria e mais uma cabrita. As porcas dão-me,
cada uma, seis leitões. Seis vezes doze…
Estava a menina nesse ponto quando tropeçou,
perdeu o equilíbrio e, com lata e tudo, caiu um grande tombo no chão.
Pobre Laurinha!
Ergueu-se chorosa, com um ardor de esfoladura
no joelho; e enquanto espanejava as roupas de pó viu sumir-se, embebido pela
terra seca, o primeiro leite da sua vaquinha mocha e com ele os doze ovos, as
cinco botadeiras, os quinhentos galos, as doze porcas de cria, a cabritinha —
todos os belos sonhos da sua ardente imaginação…
Fonte: LOBATO, Monteiro. A menina do leite. In: . Fábulas.
23. ed. Sao Paulo: Brasiliense, 1971.
21) O texto
“A menina do leite” poderia apresentar a seguinte moral:
a. “A mentira tem pernas curtas.”
b. “De grão em grão a galinha enche o papo.”
c. “Quem ama o feio bonito lhe parece.”
d. “Quem
tudo quer tudo perde.”
Leia o texto e responda a questão.
O ELEFANTE
O
Juquinha e outros dois garotos foram levados ao diretor do zoológico por causa
de uma baita briga. O diretor começa o interrogatório:
—
Quem é você e por que esta aqui?
—
Eu sou Juquinha e joguei amendoim nos elefantes.
Então
o diretor perguntou ao segundo:
—
Quem é você e por que esta aqui?
—
Eu sou Joãozinho e joguei amendoim nos elefantes.
Então
o diretor perguntou ao terceiro menino, que estava todo machucado:
—
Quem é você e por que esta aqui?
—
Eu sou o Amendoim.
Fonte:
DOMENICO, Guca; SARRUMOR, Laert. O elefante. In: . Um campeonato de piadas.
São Paulo: Nova Alexandria, 1999.
22) O texto é engraçado porque
a. o diretor do zoológico
tinha o apelido Amendoim.
b. o terceiro menino tinha o apelido de Amendoim.
c. os elefantes
gostaram do amendoim jogado.
d. os meninos
jogaram amendoim para os elefantes.
Leia o texto e responda a questão.
ESTAMOS A TODA
Assim e a nova Turma da Monica, adolescente e
em versão manga, que começa a chegar este mês as bancas via Editora Panini.
Como os quadrinhos japoneses, as histórias em quadrinhos serão em preto e branco
e maiores, com 128 páginas, mas com ordem de leitura ocidental mesmo. Pai da
turma,
Maurício de Sousa falou a Megazine sobre o
novo projeto.
O
GLOBO: Por que versões adolescentes
de Monica, Cascão e Magali?
Mauricio
de Sousa: Sempre pensei em ter
os personagens em uma idade média de 16 anos, com temas mais próximos a eles,
para um público jovem. Drogas, sexo e outros assuntos poderão entrar nas
historias, mas sempre como se fosse uma conversa de pai para filho.
O
GLOBO: E os novos projetos
para a turminha?
Mauricio de Sousa: O próximo filme da Turma da Mônica e Romeu e
Julieta, que esta em produção.
Aliás, será também um grande musical para o teatro. E já temos
prontos os 13 primeiros episódios das animações feitas para a TV, além da produção
do filme em 3D do Penadinho. Como vê, estamos a toda.
Fonte: NAVEGA, Telio. Estamos a toda. O Globo, Rio de Janeiro, 5 ago. 2008. Megazine.
(fragmento)
23) As duas
partes do texto, na ordem em que aparecem, são
a. apresentação do assunto e a entrevista.
b. a apresentação do assunto e o modo de fazer a entrevista.
c. a reprodução da fala do repórter e o modo de fazer a
entrevista.
d. a entrevista e a apresentação do assunto.
BOLHAS
DE SABÃO
A beleza, os formatos e as cores das bolhas de sabão encantam
muita gente. Uma característica superbonita, que encanta todo mundo, são as
cores que se distribuem na película de sabão. Se você fizer bolhas perto da
luz, vera um verdadeiro arco-íris!
O primeiro passo e conseguir pedaços de arame, se possível,
encapados. Depois, prepare uma solução de água e sabão. E muita, muita
criatividade. Deixe a imaginação correr, crie bolhas maiores, menores, das mais
variadas formas…
Fonte: BOLHAS de sabão. Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, ano 12, n. 88, p. 9-10,
jan.-fev. 1999.
24) No texto percebemos que o autor se refere diretamente ao leitor em:
a. “Se você fizer bolhas perto da luz, verá um verdadeiro arco-íris!”.
b. “Uma característica
superbonita, que encanta todo mundo”.
c. “as cores das bolhas
de sabão encantam muita gente”.
d. “O primeiro passo e
conseguir pedaços de arame”.
Leia o texto e responda a questão.
O LEÃO E O RATO
Ao deixar seu buraquinho,
viu-se o pobre do Ratinho
entre as patas do Leão.
Levou um susto sem nome.
Acontece que o felino,
talvez
por não estar com fome,
Não quis o Rato matar.
Gesto que não foi em vão.
Quem iria imaginar
que um simples rato pudesse
um dia o Leão salvar?
Pois e isso que acontece!
Pensando em matar a sede,
o Leão buscava o rio
quando caiu numa rede.
O bicho ficou bravio
e embora se debatesse
não
lograva se livrar.
Chegou o Ratinho, então,
roeu os fios da rede
e libertou o Leão.
Fonte: LA FONTAINE, Jean de. Fábulas. Tradução de
Ferreira Gullar. Rio de Janeiro: Revan, 1997.
25) A pergunta “Quem iria imaginar que um simples
rato pudesse um dia o Leão salvar?” presente na segunda estrofe expressa:
a. um conselho.
b. uma duvida.
c. uma sugestão.
d. uma surpresa.
Leia
o texto e responda a questão.
Não precisa embrulhar!
Alguma
vez você parou para pensar em como e estranho que tudo que a gente compra seja
embrulhado ou colocado em sacolas ou sacos? Mesmo quando se trata de apenas um
artigo, como um bombom… ou um pacote de batatas fritas. Um saco dentro de
outro… bem, isso já e uma loucura!
Mas
acontece o tempo todo. E depois nos simplesmente jogamos o saco fora.
Que
desperdício! Os sacos e sacolas são feitos com os tesouros da Terra. Os de
papel são feitos de árvores; os de plástico, de petróleo. E a fabricação deles
aumenta muito a poluição. Mas você pode ajudar. Basta dizer “não” para os sacos
e sacolas de que não precisa.
Fonte: 50
coisas simples que as crianças podem fazer para salvar a Terra/The Earth-Works
Group. 14. ed. Rio de Janeiro: Jose Olympio, 2007. p. 84.
26) O autor
do texto apresenta dois bons argumentos para que as pessoas não utilizem sacos
de papel ou de plástico:
a.é um
desperdício jogá-los fora e a fabricação deles
aumenta muito a poluição.
b. coloque um saco dentro de outro e um bombom dentro de um
saco de papel.
c. os sacos de papel são feitos de arvores e os de plástico de
petróleo.
d. devemos evitar fazer compras em
supermercado e levar a mercadoria para casa.
Leia
o texto e responda a questão.
Napi, os homens e os animais.
No início do mundo nasceu o Sol, e depois dele surgiu Napi,
o criado, o guardião da vida. Um dia Napi descansava perto de uma fonte. Olhou
para a terra úmida e teve uma ideia: pensou que seria divertido moldar pequenas
criaturas de argila. Primeiro modelou um animalzinho. Gostou dele e continuou a
criar, e fez aparecer todos os animais que até hoje vivem na face da terra.
Quando terminou, deu a cada animal um lugar para habitar. Por último moldou o
homem e lhe disse:
— Você deve viver na floresta, e o melhor lugar para você. Depois,
fechou os olhos e tentou descansar. Mas não conseguiu.
Poucas horas mais tarde os animais voltaram para reclamar.
Ninguém estava feliz. O touro parecia furioso:
— Não posso viver na montanha, Napi. Preciso de pasto!
O antílope também estava aborrecido:
—
Napi, não posso viver no pântano, meu sonho e correr pelos campos!
Ate
mesmo o sensato camelo tinha uma queixa:
— Napi, detestei o deserto. Será que você não pode me mudar
de lugar?
O homem, então, não parava de reclamar. Queria viver
viajando, queria conhecer todos os lugares. Era muito curioso para viver só na
floresta.
(Historia da mitologia africana)
Fonte: PRIETO, Heloisa. Lá vem história: contos do
folclore mundial. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997.
27) Assinale a alternativa em que os principais
fatos são apresentados na mesma ordem em que acontecem no texto:
a.Napi
criou os animais e o homem e logo depois eles se tornaram criaturas
insatisfeitas, reclamando muito para trocar de lugar.
b. Napi criou os
homens e os animais, eles gostaram do lugar onde viviam, mas preferiam viajar
mais e pediram a Napi para ir embora.
c. Napi criou
primeiro o homem e depois os animais. Todos receberam um lugar para viver, mas
os lugares não eram bons, por isso foram reclamar a Napi.
d. Napi modelou em argila os animais e o homem. Deu
a cada um deles um lugar para viver. Os animais e o homem ficaram descontentes
com o lugar que cada um recebeu e foram reclamar a Napi.
Leia
o texto e responda a questão:
O cão e o osso
Um
dia, um cão ia atravessando uma ponte, carregando um osso na boca.
Olhando
para baixo, viu sua própria imagem refletida na água. Pensando ver outro cão, cobiçou-lhe
logo o osso e pôs-se a latir. Mal, porém, abriu à boca, seu próprio osso caiu
na água e se perdeu para sempre.
Fonte:
ESOPO. O cão e o osso. Disponível em:
<http://www.portalcmc.com.br/met255.htm>. Acesso: 17 set. 2009.
28) A moral dessa fábula é:
a. Quem semeia
vento, colhe tempestade.
b. Quem desdenha,
quer comprar.
c. Uma boa ação
ganha outra.
d. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
Leia
o texto e responda a questão.
A menina e o lobo
Certo
dia, a mãe de uma menina mandou que ela levasse um pouco de pão e de leite para
sua avó.
Quando
a menina ia caminhando pela floresta, um lobo aproximou-se e perguntou-lhe para
onde se dirigia.
—
Para a casa de vovo — ela respondeu.
Fonte.
DARNTON, R. O Grande Massacre dos Gatos e outros episódios da História
Cultural francesa. Rio de Janeiro: Graal, s.d. (fragmento)
29) O lugar onde se passa este trecho da história é:
a. a casa da
menina e do lenhador.
b. a casa da avo
e a floresta.
c. a casa da menina e a floresta.
d. a casa do lobo
e a floresta.
|
ALUNO______________________________________5°__
Nº_
ESCOLA_____________________________________________
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE
EDUCAÇÃO DE VOTORANTIM
|
QUESTÃO
|
A
|
B
|
C
|
D
|
01
|
|
|
|
|
|
02
|
|
|
|
|
|
03
|
|
|
|
|
|
04
|
|
|
|
|
|
05
|
|
|
|
|
|
06
|
|
|
|
|
|
07
|
|
|
|
|
|
08
|
|
|
|
|
|
09
|
|
|
|
|
|
10
|
|
|
|
|
|
11
|
|
|
|
|
|
12
|
|
|
|
|
|
13
|
|
|
|
|
|
14
|
|
|
|
|
|
15
|
|
|
|
|
|
|
16
|
|
|
|
|
17
|
|
|
|
|
|
18
|
|
|
|
|
|
19
|
|
|
|
|
|
20
|
|
|
|
|
|
|
21
|
|
|
|
|
|
22
|
|
|
|
|
|
23
|
|
|
|
|
|
24
|
|
|
|
|
|
25
|
|
|
|
|
|
26
|
|
|
|
|
|
27
|
|
|
|
|
|
28
|
|
|
|
|
|
29
|
|
|
|
|
Gabarito
ALUNO______________________________________5°__
Nº_
ESCOLA_____________________________________________
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE
EDUCAÇÃO DE VOTORANTIM
|
QUESTÃO
|
A
|
B
|
C
|
D
|
01
|
|
|
|
x
|
|
02
|
|
x
|
|
|
|
03
|
|
|
|
x
|
|
04
|
x
|
|
|
|
|
05
|
|
|
|
x
|
|
06
|
|
|
|
x
|
|
07
|
x
|
|
|
|
|
08
|
|
x
|
|
|
|
09
|
|
x
|
|
|
|
10
|
|
x
|
|
|
|
11
|
|
x
|
|
|
|
12
|
|
x
|
|
|
|
13
|
x
|
|
|
|
|
14
|
|
|
|
x
|
|
15
|
|
x
|
|
|
|
|
16
|
|
|
|
x
|
17
|
|
x
|
|
|
|
18
|
|
|
|
x
|
|
19
|
|
|
x
|
|
|
20
|
|
|
c
|
|
|
|
21
|
|
|
|
x
|
|
22
|
|
x
|
|
|
|
23
|
x
|
|
|
|
|
24
|
x
|
|
|
|
|
25
|
|
|
|
x
|
|
26
|
x
|
|
|
|
|
27
|
|
|
|
x
|
|
28
|
|
|
|
x
|
|
29
|
|
|
x
|
|
Copiado, mas infelizmente não esta aparecendo as imagens dos quadros :/... Estou adorando as dicas!!
ResponderExcluir